A História Do Blazer Feminino
domingo, abril 04, 2021O blazer feminino há tempos é uma peça que vai muito além do seu uso formal em escritórios e reuniões. Hoje em dia nós amamos apostar a peça com tênis, short ou bermudas e tantas outras maneiras mais despojadas. Pensando muito nas formas de usar o blazer, resolvi trazer um pouquinho da história dessa peça curinga e tão amada. Allons-y!
Para inicio de conversa, devemos ter em mente como o blazer surgiu e como se transformou em uma peça de moda.
Surpreendentemente os blazers masculinos apareceram pela primeira vez na cena do estilo nos anos 1800, quando remadores de prestigiosas faculdades inglesas como Oxford e Cambridge os usavam como parte de seu equipamento de aquecimento. Eventualmente, a peça foi ganhando grande influência para além dos barcos quando remadores começaram a usa-los em todas as partes.
Foto retirada do Pinterest |
Mas foi só em 1952, que o blazer apareceu em editoriais em uma matéria onde Lady Margaret Boat, Clube de Cambridge contou sobre suas jaquetas. A partir deste momento, o blazer foi transformado de um item obrigatório de colégio á item essencial no guarda-roupa.
O Blazer Feminino
As mulheres usam ternos há cerca de 150 anos. Na década de 1870, a atriz Sarah Bernhardt foi o centro de muita controvérsia quando usou um terninho personalizado para um retrato pintado. No século 20, as mulheres adotaram o visual e começaram a usar saias longas com jaquetas justas. Mas os ternos femininos não receberam o selo de aprovação da indústria da moda até que Coco Chanel projetou em 1914, uma jaqueta adornada.
Mas o blazer que conhecemos hoje chegou ao mainstream quando André Courrèges criou o primeiro terninho em 1964, antes disso, as mulheres normalmente guardavam as calças para ocasiões casuais e privadas.
Foto retirada do Pinterest
Conforme o terninho se tornou mais comum nos anos 1980 - popularizado em filmes como Working Girl. Uma vez que os anos 90 e 2000 chegaram, muitos criadores de tendências aventureiros abandonariam as calças combinando e combinariam suas jaquetas com algo inesperado, tornando-as a "terceira peça" dos looks baseados em separações.
Nos últimos anos, a abordagem da terceira peça para completar o visual se tornou ícone de estilo e com a casualização a se infiltrar no nosso dia-a-dia, até mesmo nos níveis mais altos da moda, peças sob medida se tornam uma camada superior bem-vinda para looks mais discretos.
29 Comentaram
Eu nunca tive nenhum blazer, acredita? Adorei saber sobre a história dessa peça. Acho linda e sei que tenho que investir em um. Dá um visual lindo em diversos looks.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
kisses ;*
I love blazers since they can be dressed up or down for a professional or casual look. Love reading the history of women's blazers!
ResponderExcluirxoxo
Lovely
www.mynameislovely.com
Não costumo usar muito!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Não tenho blazer, acredita? Minha rotina quase não permite usar. Mas, por outro lado acho uma peça sofisticada e versátil.
ResponderExcluirAinda quero investir em alguns modelos.
bjs www.diadebrilho.com
Não conhecia essa história, que legal!
ResponderExcluirÓtimo poste, esse estilo de peça é super chic.
Beijos.
http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/
Muito legal sabe a história do blazer, eu realmente nunca tinha visto sobre.
ResponderExcluirEu gosto de usar blazer de forma mais moderna; com shorts, com camiseta de banda em baixo, com All Star... Assim eu gosto bastante e fica dentro do meu estilo :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Eu acho lindo demais essa peça de roupa, ainda mais para montar looks formais com ela.
ResponderExcluirGostei de saber a história do blazer, e bato palmas para a primeira mulher a usá-lo para a fotografia em pintura, ela deve ter sofrido muito preconceito, mas deixou um legado importante, pois aí com o tempo foi surgindo modelos mais despojados e hoje é uma peça de roupa indispensável no guarda-roupa.
Beijos.
Diário da Lady
Eu aprendi a gostar de blazer com a minha mãe, pois ela era do tipo que amava uma ombreira em 1980 e acabou passando algumas dicas de moda pra mim, inclusive, devo dizer que foi minha mãe quem me colocou o desejo de estudar moda. Gostei de saber mais sobre a história do blazer, atualmente eu prefiro usa-los em um estilo despojado, com uma peça oversized.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
✩ Participe do Top Comentarista de Abril!
Já tive blazer a muitos anos atrás quando eu ainda era da igreja. Ainda quero ter um pretinho básico pra ter em uma ocasião surpresa. Acho uma peça super elegante e difícil de errar. parece que dá pra usar com tudo ♥
ResponderExcluirwww.blogflorescer.com
Eu acho o máximo Blazer. Basta um blazer em cima de uma camiseta você já fica elegante. Amei conhecer a história dessa peça incrível.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Eu adoro ver looks com blazer, mas nunca achei um que eu gostasse em mim.
ResponderExcluiros coloridos são tudo
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
legal saber da história!
ResponderExcluirnunca usei... mas quero experimentar!
xoxo
Guria do Século Passado
Eu simplesmente amo essa peça, faz uma diferença total no look né! Adorei conhecer mais sobre a história.
ResponderExcluirwww.achatadebatom.com
Adorei saber a história do blazer feminino até comentei no seu instagram que amo quando você conta a história.
ResponderExcluirEu tinha um rosa, mas vendi não amava, agora quero um preto e um cinza.
Beijos!
Pam Lepletier
Eu já usei muito quando trabalhei num banco, depois odiei e, agora voltei a usar! Obrigada por partilhar a história!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Nossa, que post interessante. Nunca tinha pensado na história da peça. Muito legal.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Não conhecia a história, mas adorei saber estes detalhes!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Acho blazers muito estilosos e dão um toque chique ao look.
ResponderExcluirhttps://blogmariianaleal.blogspot.com/
Oi Marcela, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei saber mais da história dessa peça que figura entre minhas favoritas do armário. ♥ Tenho 2 e não vejo a hora de comprar mais um.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Marcela, o blazer é mesmo uma peça muito curinga. Já usei muito para trabalhar, mas gosto mesmo é do uso dele mais informal dando um toque de elegância à casualidade. Gostei de saber um pouco da história da peça. Muito obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Blazer é tão lindo. E pensar que antigamente era visto apenas como algo masculino assim como calças. A Coco chanel realmente teve um papel de extrema importância na moda, assim como outras estilistas.
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Olá!
ResponderExcluirSou apaixonada por essa peça tão versátil e bacana para fazer muitas combinações e amei saber da história dessa peça de roupa, não sabia e nunca tinha imaginado.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Tenho dois e ambos são vintage. :)
ResponderExcluirUm beijinho,
http://myheartaintabrain.blogspot.com/
muito interessante a história do blazer. acho que dão um toque muito elegante aos looks
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.com/
Gostamos do post, muito legal a história do blazer. Apesar de acharmos a peça linda, não temos nenhuma no guarda-roupa!!
ResponderExcluirbeijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Se tem uma peça que amo e uso muito é o blazer!!
ResponderExcluirUm abraço,
Patricia
Blog Patricia Faria
Fanpage Patricia Faria
Instagram
Pinterest
I like to wear business suits always.So I will have a try for this.
ResponderExcluir613 closure wig
I love it, very elegant and stylish.
ResponderExcluirDesconhecia a história e gostei imenso de ler esta tua publicação, eu acho o blazer uma peça de vestuário muito bonita, muitos beijinhos e fica bem!!
ResponderExcluirDeixe seu comentário!