Ikigai - Os segredos dos Japoneses para uma vida longa e feliz
segunda-feira, maio 11, 2020
O livro Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, escrito pelos autores Francesc Miralles e Héctor García, é um apanhado de reflexões e autoajuda em formato de artigo e reportagem. No livro, os autores nos mostra pensamentos e hábitos da cultura nipônica que podem nos transformar.
Assim como os autores fizeram no inicio do livro, começo esta resenha explicando o que é a palavra japonesa Ikigai, que pode ser traduzida como "a felicidade de estar sempre ocupado" mas também podemos entender como; o proposito ou sentido da vida, a razão de ser ou sua missão.
Através de entrevistas e pesquisas, sobretudo na Ilha de Okinawa onde os habitantes vivem mais do que em qualquer outro lugar do mundo, os autores discorrem sobre hábitos alimentares, comportamentais e psicológicos destes centenários e chegam a conclusão de que não é apenas uma boa alimentação e o clima subtropical que os fazem chegar onde estão, um dos segredos destes povos é encontrar e praticar o Ikigai.
Páginas: 208 | Editora: Intríseca | Compre: Amazon |
Através de entrevistas e pesquisas, sobretudo na Ilha de Okinawa onde os habitantes vivem mais do que em qualquer outro lugar do mundo, os autores discorrem sobre hábitos alimentares, comportamentais e psicológicos destes centenários e chegam a conclusão de que não é apenas uma boa alimentação e o clima subtropical que os fazem chegar onde estão, um dos segredos destes povos é encontrar e praticar o Ikigai.
"Seria o Ikigai responsável por haver mais centenários em Okinawa do que em qualquer outro lugar do mundo? De que maneira ele os inspira a permanecer ativos até o final de suas vidas?"
O livro não te faz encontrar seu Ikigai mas te faz enxergar a necessidade que seu corpo e sua mente tem de permanecerem ativos, mesmo depois dos 100 anos, um exemplo disso, no Japão a palavra "aposentadoria" não tem o mesmo significado do que para nós ocidentais. O sentido de "retirar-se para sempre das atividades sociais"não existe em grande parte do oriente, já que para eles ter um propósito é muito importante.
Apesar de ter muitas informações, o texto não é nada cansativo já que conta com ilustrações, depoimentos e listas, o que torna a leitura mais dinâmica e fácil de ser absorvida. Além disso, o que me fez adorar a escrita dos autores foi a atenção em explicar cada palavra, cenário e atividade citadas, inclusive, tem algumas páginas destinadas apenas para as atividades físicas e brincadeiras que fazem parte da cultura dos habitantes, com direito a ilustrações e passo a passo.
Em resumo, a proposta do livro não é te fazer encontrar seu Ikigai ou trazer soluções para problemas do cotidiano mas te permite refletir e tornar a sua existência algo mais leve, aumentar a qualidade de vida e permanecer ativo, não importa sua idade.
Portanto, achei o livro super válido, em especial porque sempre admirei povos orientais por serem organizados, focados e evoluídos, principalmente mentalmente e espiritualmente e o livro consegue te introduzir neste cenário.
Espero que tenham gostado do livro e me contem, já conheciam o livro? Se não, ficou com vontade de conhecer mais sobre esses centenários?
Ah, se você ama ler, assim como eu, me adicione no Skoob para interagirmos por lá também!
22 Comentaram
Eu admiro muito a cultura oriental. Esse livro não conhecia, mas bem fiquei curiosa com ele. Vou dar uma chance sem dúvida!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Vai gostar! Também não conhecia muito a cultura e fiquei encantada.
ExcluirGostei muito desta filosofia, tenho de ir procurar o meu ikigai!!
ResponderExcluirxoox
marisasclosetblog.com
Estou na busca do meu <3
ExcluirQUE DEMAIS, EU JÁ QUEROOOO eu adorei saber mais, não conhecia. Muito bom sua resenha. Adorei seu blog, bjs e uma boa semana de muito luz e saúde https://beperes.blogspot.com/
ResponderExcluirFiquei curiosa com o livro
ResponderExcluirRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Esse livro parece bem interessante, gostei da dica de leitura.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Que livro maravilhoso. Não conhecia!
ResponderExcluirÓtima resenha!
Beijos.
http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/
Confesso que não estou muito a par da cultura deles, mas sempre achei seus conceitos leves, vou comprar esse livro, sem dúvida! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Muito gostoso de ler Kaila, você curtirá!
ExcluirEu também admiro muitooo a cultura e hábitos dos orientais!
ResponderExcluirÉ muito legal ver o quão organizados e disciplinados eles são.
Adorei a dica de livro, sempre tive curiosidade em aprender mais sobre essas coisas.
Muito legal Marcela ♥
https://www.heyimwiththeband.com.br/
É uma cultura totalmente diferente, vai te surpreender!
ExcluirEu já tinha visto esse livro por aí, mas ainda não li. É um assunto bem interessante e quero ler assim que der.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Oi Marcela, tudo bem?
ResponderExcluirApesar dos japoneses trabalharem demais e muitos até se suicidarem por conta disso, acho que essa busca pelo propósito e pelo que realmente faz sentido em nossas vidas é sim muito válida!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Nossa que interessante, me deu muita vontade de ler esse livro e conhecer mais sobre a cultura.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Não conhecia o livro, mas gostei do tema dele.
ResponderExcluirVou procurar mais sobre o Ikigai.
Gosto de tirar o que é bom de outras culturas.
Beijinhos!
galerafashion.com
Meu marido gosta muito do estilo de vida dos japoneses, tanto que há conceitos e hábitos que ele tenta aplicar na vida dele, vou indicar esse livro.
ResponderExcluirAmei essa ideia de ser uma pessoa ativa independente da sua idade, pois eu fico indignada com a nossa cultura de que idosos fazem parte de um grupo excluído da sociedade, alguns sentem como se já não tivessem mais nenhum valor. É legal sempre ter em mente de que devemos viver, e não apenas sobreviver nesse mundo.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Exatamente!
ExcluirAcho que todos nós deveriamos pensar assim
Que bom que ele não é cansativo.
ResponderExcluirTo lendo um que se chama milagre da manhã, mas to com uma preguiça pra terminar, to arrastando.
Beijos!
Pam Lepletier
Quero muuuuito ler!
ExcluirGostei muito da dica, parece super interessante
ResponderExcluirCharme-se ♡
Interessante este texto que acabei de ler em seu blog, continue assim com esses belos artigos. Parabéns belo blog.
ResponderExcluirMega sorte
Deixe seu comentário!