Livro: O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais
domingo, agosto 20, 2017O livro O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais, do autor brasileiro Augusto Cury, propõem uma análise da mente humana e da humanidade em tempos de crise. Sendo um livro que nos enriquece psicologicamente, O Colecionador de Lágrimas teve mais de 18 milhões de livros vendidos no Brasil, além de ter sido publicado em mais de 60 países.
Sinopse
Julio Verne, um professor de história especialista em Nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter pesadelos como se estivesse vivendo na época da Alemanha Nazista. Ao decorrer de seus pesadelos, o passado começa a fazer parte de sua realidade. Um certo dia, Verne sobe na mesa de sua sala de aula e diz aos seus alunos que eles são parceiros de Adolf Hitler, com intuito de cativar a curiosidade de seus alunos e faze-los pensar e questionar sobre o assunto. Porém, muitos deles não gostam da atitude delirante do professor e ele acaba sendo expulso da universidade.
Embora tenha sido expulso e não possa mais dar aula, Julio Verne acaba sendo reconhecido como um grande historiador pela comunidade de cientistas alemães, que tem o projeto de uma maquina no tempo, usando teorias quânticas e relativas, tudo isso, financiado pelas forças armadas.
Agora, Julio Verne se encontra sendo caçado por um complô nazista e tendo em mãos o convite de cientistas alemães para que ele viaje no tempo e mude a história. Teria Julio Verne, coragem suficiente para chegar á infância de Adolf Hitler e assassina-lo?
Minha opinião
História sempre foi minha matéria favorita nos tempos de escola e, confesso que, o tema II Guerra Mundial sempre me encheu de perguntas e curiosidade sobre tamanhas atrocidades. Sempre me perguntei que tipo de ser humano existia naquela época e como um milhares de pessoas deixaram ser influenciadas por um ditador inculto e tosco, como Augusto Cury gosta de chama-lo ao decorrer da história. E, no livo O Colecionador de Lágrimas, muitas destas questões são psiquicamente explicadas pelo autor que, além de escritor, é psiquiatra.
O livro é bem arquitetado e desenvolvido, cada parte de história é muito bem pesquisada com dados reais sobre o Nazismo e a II Guerra Mundial. Nele, é possível entender a mente e as atitudes de Hitler; entender sobre seus companheiros, como por exemplo, o ministro de propaganda Goebbels e conhecer muitas pontas do Holocausto.
Sobre o protagonista Julio Verne, achei ele muito inteligente e rapidamente ganhou meu afeto. Todas as vezes em que ele tinha pesadelos, eu sentia muita pena de como ele ficava perturbado e quase ao ponto de enlouquecer. Sua mulher, Katherine, também foi um personagem que gostei muito, além de ser uma mulher forte em lidar com todos os conflitos de Verne, os diálogos mostram que ela é, acima de tudo, muito inteligente e de opinião.
Sobre a escrita de Augusto Cury, como disse acima, é notável que ele foi muito dedicado em cada detalhe e em cada pesquisa. Mas, a linguagem do livro é muito repetitiva, volta e meia ele escreve as mesmas coisas que já havia escrito nas paginas anteriores. Outro ponto que me irritou um pouco foi a questão dele adjetivar muito os personagens e situações, sinceramente, não sei quantas vezes ele exalta a inteligência do professor no livro, o que também, acaba sendo repetitivo e cansativo.
Mas, em resumo, recomendo esse livro não só para os que ama história mas acredito que todos deveriam ler, porque as explicações sobre o comportamento humano em meio a crise e as análises da mente humana são muito boas para nos fazer entender.
Segunda parte do livro - Em Busca do Sentido da Vida
O livro tem a segunda parte chamado Em Busca do Sentido da Vida, este que estou prestes a terminar e logo trago resenha para vocês. E, já adianto, esse segundo livro entra de cabeça nos muros de Auschwitz, o campo de concentração nazista na Polônia. Portanto, ele tem sido um pouco mais forte e muito mais necessário. Aguardem a resenha!
Enfim, eu espero que tenham gostado da resenha e, mais uma vez, recomendo muito que leiam.
Me acompanhem na redes sociais:
40 Comentaram
Não conhecia esse livro, aparenta ser maravilhoso.
ResponderExcluirÓtima sugestão, gosto desse assunto.
Beijos.
http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/
Marcela, não conhecia esse livro, mas fiquei mega curiosa em lê-lo. Também adorava escola no colégio e o tema "Segunda Guerra", me desperta muitas curiosidades!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Má, já ouvi falar muito bem desse livro. Não da pra esperar outra coisa quando se trata de Augusto Cury, eu adoro <3
ResponderExcluirUm beijo enorme <3
Carla Carrais | www.cahcarrais.wordpress.com
Eu sempre gostei de História também, e tenho curiosidade para saber mais sobre a II Guerra Mundial. Quando estive na Polônia tivemos alguns pinceladas sobre isso, pois foi um país que sofreu muito com a guerra...
ResponderExcluirEnfim, gostei da história do livro, parece bem bacana. Podia virar filme.
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Eu também sempre gostei muito de história, principalmente história moderna.
ResponderExcluirPelo que você descreveu eu imagino que essa obra é muito interessante.
Ainda mais agora com tudo isso que tá acontecendo no mundo.
Um beijo!
www.impulsofeminino.com
Nossa, o Augusto foi super criativo para criar essa história, juntando fatos verdadeiros... quero muito ler!
ResponderExcluirBjinhos,
❥ AmigaDelicada.com
Não é o tipo de livro que eu gosto, mas confesso que ficou um pouco curiosa! Se eu achar aqui na minha cidade para comprar, vou adquirir <3 beijos
ResponderExcluirwww.blogbelezamake.com
Adorei sua resenha, achei o livro com o tema bem interessante e é um dos assuntos que eu amava em História (mesmo detestando história. kk).
ResponderExcluirNão sei se eu leria porque não gosto de autores que ficam repetindo muito no livro, fico com preguiça de continuar lendo. Mas estou esperando ansiosa pela sua resenha do livro 2 da série. Se for bom, eu até me animo para ler.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Oie!
ResponderExcluirNunca li nada do Augusto Cury, pra ser bem sincera esse tipo de livro não me atrai muito porque não sou lá a maior fã de história, mas achei interessante todo o fato da máquina do tempo, fiquei curiosa!
Beijinhos
tipsnconfessions.blogspot.com
Oi Marcela!
ResponderExcluirOlha, esse é um assunto que nunca me interessei em ler, mas tb sou como vc de ter essa curiosidade de que tipo de seres humanos habitavam nosso planeta naquela época pq não é possível. E acho que o fato dele adjetivar todos os personagens e situações, seja mais pra dar ênfase mesmo, mas acabou se tornando algo chato pra vc. Uma pena, mas que bom que tirando isso, o livro é bom e vc recomenda!
Tem post novo lá no blog, um beijo :)
Blog | Facebook | Instagram
Eu AMO história e amei sua indicação, guria. Fiquei super interessada meeesmo em ler! E que bacana saber que ele tem continuação.
ResponderExcluir❤
Beijos
Brilho de Aluguel
Parece ser uma leitura super interessante, gosto de livros assim. Adorei demais a resenha.
ResponderExcluirBeijos
http://www.pimentadeacucar.com
Eu sempre gostei de história por saber que tudo aquilo foi real e muitas pessoas viveram aqueles acontecimentos. O livro parece bom e tem um tema que eu gosto, que é a II guerra mundial. Apesar dos pontos negativos que você não gostou, eu leria numa boa.
ResponderExcluirBjus!
galerafashion.com
Já li alguns clássicos do Cury, esse eu não conhecia! Eu gosto muito de ler sobre comportamento humano, acho que iria curtir!
ResponderExcluirBeijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br
Já vi falarem muito bem desse livro, e inclusive do autor em questão, mas ainda não li. Fiquei um pouco desmotivada quando você disse das repetições que ele acaba fazendo e logo me lembrei do livro "o menino do pijama listrado", foi uma decepção pra mim. Sobre a questão de pesadelos isso é bem real, tive um professor de história que o TCC dele foi sobre o marketing nazista e ele dizia que sofreu pesadelos diários por conta disso. É uma parte da história muito triste, mas sempre aguça nossa curiosidade pra entender mais sobre.
ResponderExcluirbeijos,
deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br
Oii!
ResponderExcluirConfesso, nunca li esse livro. Pelo seu post, parece ser muito bom sim. Fiquei com muuita vontade de ler. Então, nesse caso, irei adicionar ele na minha lista de livros pra ler antes do ano acabar! Seu blog, é maravilhoso! Continue assim, que irá loonge!
Obrigada linda. Fiquei feliz com seu comentário <3 <3 <3
ExcluirQue livro interessante! A escrita dele é muito boa, faz tempo que não leio livros dele. Estou lendo o diário de Anne Frank que também se situa nessa guerra. Esses livros são tão pesados. Depois vou ler esse também e espero que ele seja bom mesmo. Também não gosto MT de adjetivos então vou demorar um pouquinho pra ler rsrs. Beijos
ResponderExcluirEu amei esse livro amo tudo sobre a segunda guerra mundial e o tema e amei mais ainda por ser escrito port um Brasileiro um sucesso esse livro que estoria marcante.
ResponderExcluirHistória é minha paixão é o que me impulsionou a criar um blog, então nem preciso dizer que fiquei apaixonada pela temática do livro 😍
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima e eu preciso ler este livro. Aguardando a outra resenha!
adoro os livors do Augusto Cury, fala na alma da gente, esse não conhecia, mas vou ler, achei bem interessante! bjus
ResponderExcluirOlá, achei bem interessante a história, deu até vontade de ler o livro. Eu gosto desse tipo de livro, mas o meu favorito é romance.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirTambém sou fascinada com História e os temas que envolvem guerra sempre me deixavam mais focada ainda na matéria. Apesar de nunca ter lido nenhum livro sobre campos de concentração e nazismo, pois eu vou chorar em três páginas, mas, apesar disso, fiquei com vontade de ler a história.
Eu vi que esse livro é bastante famoso e a algum tempo ele vem me despertando curiosidade, meu medo era dele ser mais um auto ajuda chatao sabe? Vi que julguei bem errado e que a historia deve ser fascinante. Vou procurar mais sobre ele e quem sabe ler ainda esse ano.
ResponderExcluiradorei essa resenha, os livros do cury sao bons demais! gostei de conhecer esse livro em detalhes
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Deve ser incrível esse livro, o Augusto Cury é um autor genial. Ano passado fui assistir uma palestra dele e foi fascinante.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Oi Marcela,tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nenhum livro do Augusto Cury,mas tenho muita vontade.Mas confesso que a segunda guerra não é um dos meus assuntos preferidos.Parabéns pela sua resenha.
Bj
http://blogcarolarruda.blogspot.com
@blogcarolarruda
Ainda não conhecíamos esse livro, não estamos acostumadas a ler livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial, por se tratar de uma leitura forte, mas o livro deve ser bem interessante por tratar sobre o comportamento humano.
ResponderExcluirBeijos
onlyinspirations.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro, mas conheço esse autor, e gosto muito <3
ResponderExcluirNa época da escola eu me interessava muito pelo assunto de II Guerra, então me interessei muito por esse livro!
Beijos da Giu ♥
Girls Universe Blog
Confesso que já ouvi falar no Cury porém não sabia sobre sua importância e nunca li nada, lendo sua resenha fez-me entender o quanto esse escritor é incrivel e ter desejo de ler o livro, já que o tema II Guerra também me deixa curiosa.
ResponderExcluirAdorei a resenha, objetiva e nos deixa com vontade de entender as palavras. Amei a capa do livro também, lindo!
Abraços de luz
www.blogdella.com
Eu não curto muito Augusto Cury,mas queria muito ler esse livro,por causa que eu adoro história também,essa resenha só me deu mais vontade.
ResponderExcluirHistória também era uma das minhas preferidas.
ResponderExcluirGostei muito da proposta desse livro, fiquei curiosa para ler.
Ah, adorei o layout do seu blog :)
Nunca li este livro e não conhecia o autor Augusto Cury, mas pela sinopse ele é bem interessante e muito chamativo pela história, gosto muito de leituras que nos enriquece psicologicamente. Bjos
ResponderExcluirAdorei! Ainda não conhecia esse livro, mas deve ser muito bom! Não costumo ler livros assim, mas esse realmente me chamou a atenção, principalmente pelo assunto. Amei tua resenha! Já vou adicionar ele na minha lista no Skoob, para ler depois <3
ResponderExcluirBeijos,
Muito bacana esse livro adorei a sua resenha ficou ótima.
ResponderExcluirBeijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
Uau! Tem dados reais sobre o Nazismo e a II Guerra Mundial :o Eu também curtia História no ensino médio, e como fiz ensino médio em vários colégios, passei pela II Guerra Mundial várias vezes e grudei a história na cabeça, hahaha! Nunca li nenhum livro do Augusto Cury, mas sei que as vezes vejo umas frases dele soltas pelo Tumblr e redes sociais aí. Vou indicar pra pessoas que curtem História meeesmo, porque parece ser um livro bom. Acho que já vi resenha dessa segunda parte do livro, ou li o título em algum lugar, agora não tenho certeza. Vou aguardar a resenha!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Adoreii!
ResponderExcluirJá quero ler!
Só de ser do augusto, já me deixa curiosa!
amei a dica!
beijs
http://www.tatycamposblog.com
Uma das minhas matérias favoritas na escola, também é história, e o tema Segunda Guerra Mundial, aah, eu sou amoo, so isso, já me deixou sUper curiosa para ler o livro.Parabéns pelo ótima resenha, bjo!
ResponderExcluirNunca li nenhum tipo de livro sobre esses assuntos e nem do autor mas já me disseram que os livros são perfeitos e muito muito bons. Me senti interessada em ler este. Vou procurar por aqui haha bjss
ResponderExcluirOlha amei o post! Amo história, e guerra pode parecer estranho mas gosto desse tema, tanto que o curso que escolhi pra mim é basicamente relacionado a história. Fiquei muito curiosa pra ler! Bj!
ResponderExcluirDeixe seu comentário!